V CICP 2025: V Congresso Internacional de Contabilidade Pública IPB Mirandela, Portugal, March 12-13, 2026 |
Conference website | https://vcicp.occ.pt/pt/ |
V Congresso Internacional de Contabilidade Pública (CICP)
Sobre o CICP O CICP é uma iniciativa técnico-científica organizada pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) em parceria com diversas instituições de ensino superior, que se afirma como um espaço internacional de debate e partilha de conhecimento sobre a contabilidade e gestão financeira pública. O CICP conta com quatro edições: I CICP (2016, Setúbal): primeira edição, dedicada à implementação do Sistema de Normalização Contabilística nas Administrações Públicas. II CICP (2019, Lisboa): focado na reforma da gestão financeira pública. III CICP (2021, Aveiro – online): realizado em contexto de pandemia, refletiu sobre a digitalização e a ligação entre a Contabilidade Pública e a Indústria 4.0. IV CICP (2024, Leiria): destacou os desafios da contabilidade pública num mundo em mudança e lançou o Prémio de Investigação "Professor João Carvalho”. Ao longo das suas edições, o congresso consolidou-se como uma referência para o debate científico e profissional na área da contabilidade pública, promovendo investigação, inovação e boas práticas a nível nacional e internacional. O tema do CICP para a V edição é: Contabilidade Pública e Accountability: Desafios e Oportunidades Globais.
1. Data e local O V CICP realizar-se-á, a 12 e 13 de março de 2026, na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança, na cidade de Mirandela.
2. Organização Este evento é uma organização conjunta entre a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB).
3. Submissão de trabalhos O V CICP tem como tema central "Contabilidade Pública e Accountability: Desafios e Oportunidades Globais”, promovendo uma reflexão abrangente sobre a transparência, a accountability e a capacidade de adaptação das administrações públicas às exigências de um contexto internacional cada vez mais complexo. Este encontro sublinha a importância da contabilidade pública enquanto instrumento de accountability, de confiança institucional e de inovação na gestão financeira pública, ao mesmo tempo que incentiva a investigação, a cooperação internacional e a partilha de boas práticas. Aberto a uma ampla diversidade de temas da atualidade, o congresso procura estimular abordagens interdisciplinares e complementares, fomentar a disseminação do conhecimento científico e promover a partilha de experiências e a transferência de saber entre académicos, investigadores e profissionais. Esta edição visa ainda refletir sobre as tendências emergentes e os desafios globais da contabilidade pública e da accountability, destacando o seu impacto no ensino, na investigação e na prática profissional, num contexto de exigências crescentes de transparência, responsabilidade e inovação. Esta call para a submissão de artigos enquadra-se nessa agenda, explorando, entre outros, as implicações da accountability, da utilidade do relato financeiro, da adoção do regime de acréscimo, da sustentabilidade e dos avanços da tecnologia digital na gestão financeira do setor público. São bem-vindas submissões que incluam estudos teóricos ou empíricos, com metodologias qualitativas e/ou quantitativas, artigos conceptuais ou revisões de literatura que contribuam para o avanço do conhecimento nos temas em análise. Incentiva-se igualmente a investigação de caráter interdisciplinar e académico-profissional que apresentem relevância prática. Os tópicos a explorar podem incluir, entre outros, os seguintes:
Como é habitual, também serão admitidos artigos fora do tema principal, desde que relacionados com a contabilidade pública e a gestão financeira pública. Considerando a dimensão nacional e internacional do congresso, os trabalhos (artigo ou projetos de investigação) podem ser redigidos e apresentados na língua portuguesa, espanhola ou inglesa.
4. Datas importantes Prazo para a apresentação de trabalhos completos (incluindo workshop) ou resumos alargados (mínimo 2 páginas): Até 12 dezembro 2025 Notificação de aceitação: Até 23 janeiro 2026 Data limite para envio das versões finais: Até 6 de fevereiro 2026 Prazo limite para a inscrição dos autores com trabalhos aceites: Até 31 janeiro 2026
5. Normas para a submissão de artigos Os artigos têm de ser submetidos através da plataforma EasyChair (INSERIR HIPERLIGAÇÃO), de acordo com as regras a seguir definidas. Cada artigo deverá ser submetido num ficheiro em formato PDF, sem conter qualquer elemento que permita identificar o(s) autor(es), incluindo o campo das propriedades do ficheiro. Se os artigos não forem enviados em língua inglesa, deverão contemplar uma versão adicional do título, resumo e palavras-chave nesta língua (title, abstract e keywords). O artigo será apresentado em páginas A4, margens de 2,5 cm, espaçamento 1,5, com texto justificado, letra Times New Roman, tamanho 12, com o seguinte conteúdo: • Página 1 ou folha de rosto: Título do congresso Título do artigo/Title Tópico de inclusão temática (ver ponto 3) Autorização (ou não) de publicação do texto completo do artigo (ver ponto 9) • Página 2 e seguintes: Resumo/Abstract Palavras-chave/Keywords (até 5) Corpo do artigo Poderão ser incluídas tabelas, imagens, gráficos ou outros elementos, a cores ou a preto e branco, devidamente identificadas no corpo do artigo. O artigo deve respeitar o estilo APA – American Psychological Association, 7.ª edição. Os artigos submetidos não devem exceder as 8000 palavras, incluindo resumo/abstract, referências bibliográficas e eventuais anexos/apêndices. A Comissão Organizadora pressupõe que o envio de um artigo é do conhecimento e concordância de todos os autores, sendo necessário indicar o autor responsável pelo artigo (corresponding author). Podem ser enviadas um máximo de três propostas de artigo, por participante, originais e não previamente publicadas, seja como único autor ou em coautoria.
6. Workshop de Investigação Para além dos artigos referidos anteriormente, o V CICP pretende oferecer a todos os projetos de investigação em curso – os que surgem da inscrição em programas de mestrado, doutoramento ou outros com vista à obtenção de financiamento – uma oportunidade de discussão e debate dessas propostas. Serão considerados os projetos inseridos num dos tópicos propostos (ver ponto 3) e serão aceites várias abordagens metodológicas. Os projetos têm de ser submetidos através da plataforma EasyChair (INSERIR HIPERLIGAÇÃO), na track ‘Projects’, de acordo com as regras a seguir definidas. Cada projeto de investigação deve seguir, preferencialmente, a seguinte estrutura: Resumo Introdução Descrição do(s) problema(s) / questão(ões) de investigação Objetivo(s) Contributo(s) Enquadramento teórico / revisão de literatura Metodologia Resultados / Resultados esperados Referências Deve ser submetida uma única proposta de projeto de investigação por participante/autor, que deverá ser mencionado como autor/responsável do projeto (corresponding author), ao qual compete a sua apresentação. Os orientadores (ou restante equipa) figurarão, para efeitos do congresso, como coautores do projeto de investigação. O projeto será apresentado em páginas A4, margens de 2,5 cm, espaçamento 1,5, com texto justificado, letra Times New Roman, tamanho 12, com o seguinte conteúdo: • Página 1 ou folha de rosto: • Título do congresso • Título do artigo/Title • Tópico de inclusão temática (ver ponto 3) • Tipo de projeto: mestrado, doutoramento, outro • Página 2 e seguintes: • Resumo/Abstract • Palavras-chave/keywords (até 5) • Corpo do projeto Poderão ser incluídas tabelas, imagens, gráficos ou outros elementos, a cores ou a preto e branco, devidamente identificadas no corpo do texto. O documento deve respeitar o estilo APA – American Psychological Association, 7.ª edição. Os projetos submetidos não devem exceder as 3000 palavras, incluindo resumo/ Abstract, referências bibliográficas e eventuais anexos/apêndices.
7. Avaliação e notificação Os artigos/projetos submetidos serão avaliados por dois membros da Comissão Científica do V CICP (processo de double-blind refereeing).
8. Inscrição no congresso Os trabalhos completos serão incluídos no programa do Congresso somente se a pessoa que o irá apresentar concluir o seu registo, até 31 de janeiro de 2016. A formalização do processo de registo deve ser realizada no microssite do Congresso, disponível em breve no site da Ordem dos Contabilistas Certificados.
9. Publicação de artigos Todos os resumos/abstracts dos artigos incluídos no programa do V CICP serão publicados no livro de proceedings do V CICP, em formato digital, com ISBN, Estão previstas algumas oportunidades distintas e mutuamente exclusivas de publicação, que carecem de autorização prévia do(s) autor(es): Publicação de livro com os textos completos dos artigos incluídos no programa do V CICP, em formato digital, com ISBN. Dada a sua natureza, os projetos de investigação não serão objeto de qualquer tipo de publicação.
10. Prémio ‘Melhor Artigo’ A Comissão Científica do V CICP atribuirá o Prémio ‘Melhor Artigo’ com base na avaliação feita pelos revisores. O melhor artigo será anunciado na sessão de encerramento e o prémio será entregue a(os) autor(es) inscrito(s) no V CICP. |